terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sobre as nossas fraquezas

Minhã irmã é uma pessoa maravilhosa e totalmente do bem. É óbvio que tem seus defeitos e etc, mas eles não chegam nem perto de ofuscar o coração lindo que ela tem. Seu lado espiritual tem clamado por ser ouvido, trabalhado... E, finalmente, ela encontrou o lugar ideal para fazê-lo. Há duas semanas decidi ir com ela a este que é um centro espiritualista com foco na melhoria do ser que somos conosco e com os outros. Ao contrário de palestras cansativas, um grupo faz uma roda e debate temas diversos afim de entender suas dificuldades e tentar se educar para não repetir os mesmos erros. Sim, educar é a palavra. Lá, já entendi que a gente se educa, se controla... Com isso, o processo vai se tornando natural aos poucos.  Na roda da semana passada, conversamos sobre ter consciência das nossas fraquezas. Cada um assumiu as suas maiores fraquezas e disse o que pensava sobre cada uma delas, além de listar atitudes e processos que poderiam contribuir para educá-las. Engraçado que mesmo não praticando, a maioria de nós sabe  claramente o que pode ser feito. É incrível, né? Aprendi lá também que, num primeiro momento, todos pensamos que evitar as situações que nos levam as fraquezas ditas, seria o ideal. Mas, no decorrer da discussão descobrimos que não. Não se pode fugir e esconder. Temos é que aprender a lidar com essas situações educando a nossa mente e nosso coração.

Nessa reunião, nos norteamos por um trecho do livro 'Palavras de Vida Eterna', psicografia de Chico Xavier.

Segue:

"Inteligência parada e mãos paradas impõem paralisia ao coração que, da inércia, cai na cegueira. Vibra com a vida que escoa, sublime, ao redor de ti, e trabalha infatigamente, dilatando as fronteiras do bem, aprendendo e ajudando aos outros em teu próprio favor. Essa é a mais alta forma de vigiar e orar para não cairmos em tentação."

Hoje tem mais!
=)

Um comentário:

  1. Nossa! Eu escrevi sobre isso hoje no Facebook:

    Seja cuidadoso com as histórias para as quais você se expõe. O que molda nossa visão de mundo é a "Verdade narrativa" em vez da "Verdade histórica", ou seja, o reconhecimento de que as histórias nos fazem humanos. Aprender a reformular nossas interpretações da realidade é fundamental para a nossa experiência de vida. Precisamos olhar para as repetições nas histórias que contamos a nós mesmos e para o processo de contá-las em vez de apenas focarmos no conteúdo superficial. Então podemos começar a experimentar trocar o filtro através do qual percebemos o mundo. Começar a editar a nossa história e, assim, recuperar a flexibilidade anterior a prisão que criamos para nós mesmos. O TRUQUE CONSISTE EM AUMENTAR A TOLERÂNCIA PARA COM OS SENTIMENTOS VULNERÁVEIS, AO INVÉS DE EVITÁ-LOS COMPLETAMENTE.

    Isso é de um livro. O resto tá lá no meu post. Enfim, serendipity. =)

    ResponderExcluir